Aldeia Histórica de Monsanto acolhe os Encontros MED 2025
Por Jornal Fórum
Publicado em 29/10/2025 12:05
Cultura

Os Encontros MED 2025 decorrem de 7 a 9 de novembro, na Aldeia Histórica de Monsanto, no concelho de Idanha-a-Nova – Cidade Criativa da Música UNESCO, reunindo artistas, investigadores e comunidades locais em torno do património musical mediterrânico e medieval.

A iniciativa integra ateliers, apresentações públicas e uma palestra, colocando o adufe e o património musical de raiz oral e escrita no centro do diálogo entre criadores, formadores e o público.

Promovido pelo Ensemble MED [mediterrâneo/medieval], o evento propõe anualmente um encontro de artistas da Bacia do Mediterrâneo, que em Idanha-a-Nova encontram um território privilegiado para celebrar e reinventar as tradições musicais comuns.

Para a edição de 2025, a organização convidou a cantora Waed Bouhassoun, embaixadora da música síria e da tradição clássica árabe, que se fará acompanhar de Neşet Kutas (Turquia/França). Bouhassoun orientará uma oficina sobre o cântico “Al-Maya ‘Al-Maya”, do Leste da Síria, no dia 7 de novembro, às 18h00. Já Kutas dinamizará uma oficina sobre ritmos da Turquia e da Grécia, culminando ambos num concerto conjunto, intitulado “La Joie de la Vie, Un air méditerranéen”, no dia 9 de novembro, às 21h00, na Igreja Matriz de Monsanto.

O programa inclui ainda a participação de Amélia Fonseca, coordenadora das Adufeiras de Monsanto, e de Rui Silva, investigador artístico sobre o adufe moderno em Portugal, que estrearão a 1.ª Ensemble de Adufes (Intermédio/Avançado) II, uma proposta que cruza tradição e contemporaneidade.

No dia 8 de novembro, às 18h00, o Professor Doutor Manuel Pedro Ferreira apresentará uma palestra dedicada às cantigas de amor de D. Dinis, refletindo sobre os traços de oralidade e a ligação entre as composições medievais e o cancioneiro tradicional da região de Idanha-a-Nova, no âmbito das comemorações dos 700 anos da morte do rei trovador.

Este ano, os Encontros MED contam também com uma parceria com o festival “Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival”, fundado em Lisboa em 2014 e dedicado à promoção do cinema realizado por mulheres das margens do Mediterrâneo, com a presença de Sara David Lopes, cofundadora e codiretora do festival.

Os Encontros MED 2025 têm o apoio da República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes, e integram o Programa Geografia Criativa – Festival da Paisagem, promovido pelo Geopark Naturtejo, com coorganização do Município de Idanha-a-Nova, e o apoio da União de Freguesias de Monsanto e Idanha-a-Velha e da Antena 2.

Gostou deste conteúdo?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online