O Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB) inaugura, no dia 1 de novembro, às 16h00, a exposição “Diante do Tempo”, que ficará patente até 31 de dezembro. O projeto propõe uma reflexão sobre a relação entre arte, história e temporalidade, reunindo obras de Albano Silva Pereira, Belén Uriel, Joana Villaverde, Osso Exótico, Sara & André e Sara Mealha.
“Diante do Tempo” cria um encontro entre diferentes gerações e linguagens artísticas, através de escultura, instalação, pintura, som e vídeo. As obras evocam memórias, reinterpretam o passado e constroem novas pontes de leitura do presente, num percurso que convida o visitante a estabelecer a sua própria relação com o tempo.
O projeto é desenvolvido em parceria entre a Appleton – Associação Cultural, o Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), o Centro de Artes Visuais de Coimbra (CAV), a Córtex Frontal (Arraiolos) e o Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, no âmbito das ações da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC).
O programa é parcialmente financiado pela Direção-Geral das Artes – Ministério da Cultura, Juventude e Desporto, através de uma candidatura conjunta submetida pelas entidades parceiras, entre as quais o Município de Castelo Branco.
Com início no MACE, em Elvas, em abril de 2025, e itinerância prevista até abril de 2026, o projeto inclui momentos de exposição, produção e mediação de conhecimento. A etapa agora apresentada no CCCCB introduz novas propostas e revisitações de obras anteriores, aprofundando a reflexão sobre o tempo e a permanência na criação artística contemporânea.
A exposição tem classificação etária livre e o bilhete tem o custo de 3 euros, com descontos disponíveis.
