Estamos a poucas semanas do Natal, e nos últimos dias nas redes sociais vi uma imagem caricaturada que me encantou. Metade era uma árvore de Natal onde se podia ler «a época» e a outra metade uma cruz com um laço vermelho onde dizia «a razão».
Se perguntarmos a um grupo de cem pessoas escolhidas aleatoriamente quantas nos diriam o que significa verdadeiramente o Natal e qual o seu significado? Muitas diriam que o Natal é amor, é paz, é presentes é o Pai Natal, mas poucas nos dirão que é o nascimento de Jesus que é o amor do Presépio que são valores, que representa o exemplo daquele que nos deu uma história de vida extraordinário.
Em alguns serviços públicos e mesmo nas escolas vejo poucos Presépios, parece que estamos com medo de dizer que somos Católicos. Caramba, o Estado é laico eu sei, mas 80,2 por cento da população é Católica e não deve ter medo de o mostrar, de o representar.
Mais que presentes, mesas recheadas, precisamos de exemplos, necessitamos de ter paz e amor e não devemos nunca ter receio de exibir os bons exemplos que nos são dados, seja de que religião for, seja de que instituição for, desde que os mesmos sejam bons.
Que este Natal seja paz, amor e que sigamos o exemplo daquele que nasceu e se tornou o herói de muitos.
E já agora quantos Católicos e não Católicos festejam o Natal sem saber o que este significa?