O caso que opõe os Anjos a Joana Marques tem feito correr muita tinta em jornais e revistas e ainda muita polémica nas redes sociais. Não vale a pena dissecar sobre o que trata o caso, até porque de tanto se falar nele, todos o sabemos de trás para a frente e de frente para trás.
Mas como disse e bem Ricardo Araújo Pereira, e muito bem, os Anjos podiam ter processado muita gente, quem cometeu falhas no som, que os ameaçou de morte, quem os insultou verbalmente, mas nada disso fizeram, e a única coisa que lhe ocorreu foi processar uma humorista, goste-se ou não, a escrita, o humor, entre outras destas formas são essenciais para a Democracia, obviamente desde que não ultrapassem as barreiras do respeito, e sinceramente acho que estas não foram ultrapassadas.
O julgamento dura e a novela continua a ser alimentada, agora o que entendo é que em caso de condenação, que sinceramente não acredito, se abra um precedente, como ficará a liberdade de expressão? Será que depois terei de ter cuidado a escrever a Carta da Semana não vá alguém ofender-se com alguma crítica que se faça?
Espero que haja bom senso e que aceitemos o humor, mesmo que seja connosco, já me ri muitas vezes de mim próprio de parvoíces que às vezes fazemos e nem nos apercebemos. Rir de nós próprios é meio caminho andado para reconhecermos os nossos erros, pedirmos desculpa e avançarmos sem ressentimentos.
Não façamos tempestades em copos de água e saibamos aceitar o humor, a escrita, o comentário, desde que a falta de respeito não seja uma realidade e a educação impere.
Boa semana, com boas leituras!
