Hoje vou escrever-vos sobre jornalismo, informação e o que mais importa (na minha opinião) no que a este tema diz respeito. O paradigma da informação e do jornalismo mudou, não é o mesmo, e em termos regionais, não assenta, nem pode assentar incessantemente em ir a eventos, reuniões de câmara ou assembleias municipais, é redutor, é pouco. O que acrescenta dez órgãos de comunicação darem constantemente a mesma notícia, sem contraditórios?
Neste momento do campeonato é muito mais importante dar voz às pessoas, colocar as pessoas a pensar, a opinar, a fazerem opinião, a questionarem, a relatarem factos, e depois sim ouvir o contraditório e o que nos têm a dizer. O jornalismo tem que ser muito mais do que fazer 20 páginas de notícias e distribuir jornais por todos os cantos da cidade. O jornalismo tem que colocar as pessoas a pensar, a debater, a ter ideias novas.
Há um ano e meio atrás deparei-me com esse problema no Fórum, o jornal precisava de um complemento, precisava de ter opinião, precisava de ter pessoas a debater, a falar sobre política, música, cinema, livros, precisava de ter debate, mas também desporto e cultura. Precisava de abrir novos caminhos, e aí surgiu a Rádio Fórum, e todas as semanas fazemos debate, opinião, cultura, arte… entre outras coisas, não nos limitamos a escrever e a distribuir, mas sim, promover novas mentalidades e ideias e colocar as pessoas a pensar e a ouvir quem tem opinião e escreve sem amarras, sem indicações, sem guias escritos…
Uma boa semana, com boas leituras…
