Os prémios da edição de 2025 do Concurso de Presépios de Idanha-a-Nova foram entregues numa cerimónia que decorreu, no dia 6 de janeiro de 2026, na sala 1 do Centro Cultural Raiano, e que celebrou a criatividade de escolas, instituições e comerciantes do concelho.
Nesta entrega de distinções, que marcou o Dia de Reis no Município de Idanha-a-Nova, a Câmara Municipal esteve representada pelo Vice-Presidente Vítor Mascarenhas. “Mais uma vez, tivemos o privilégio de assistir à participação de setores da nossa sociedade que são verdadeiros pilares na dinamização do concelho de Idanha-a-Nova e também na sua vivência e na sua preservação”, disse o Vice-Presidente referindo-se às instituições, associações, comerciantes, escolas, Jardins de Infância e Creches que participaram nesta iniciativa.
Para Vítor Mascarenhas, “todas estas entidades são determinantes para os idanhenses e suas famílias, para os negócios locais, para a vida diária de todos os munícipes e são por isso muito valorizadas por todos nós”. “Em nome do Executivo da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, deixo um agradecimento profundo e sincero a todos os participantes e também os nossos parabéns pela dedicação a este concurso e pela realização fantástica de todas as obras que concorreram”, disse.
O Vice-Presidente da autarquia deixou igualmente um agradecimento aos “serviços municipais e respetivos trabalhadores que ajudaram a construir e a manter este concurso”. “O vosso empenho é louvável. O trabalho de análise de todas as participações deve ter sido com certeza bastante interessante e agradável para o júri e para todos os envolvidos, o que também já faz deste concurso uma iniciativa que nos é querida”, concluiu.
O Padre Adelino Américo Lourenço reiterou a importância do “povo idanhense”: “somos um povo com identidade própria”. E foi, de acordo com o pároco, este mesmo “povo de Idanha que confiou à sua gente nova a construção do seu futuro. Parabéns por isso”, disse o Padre Adelino Américo Lourenço perante a assistência que preencheu o espaço onde decorreu a iniciativa.
Em nome do júri do concurso de presépios 2025, Susana Silva deu os parabéns a todos os participantes pela “dedicação, onde a arte popular ganhou vida em cada presépio”. “A missão do júri, embora desafiadora, foi verdadeiramente gratificante, pois deparámo-nos com um mar de talento e criatividade que nos tocou profundamente, onde cada obra revelou um cuidado e uma paixão únicos”, revelou. “Os nossos critérios focaram-se na originalidade e criatividade, na harmonia estética e composição, na qualidade e diversidade dos materiais utilizados, e no trabalho, dedicação e empenho em comunidade”, explicou Susana Silva. “Estes critérios foram o nosso guia, mas a verdadeira recompensa foi ver a paixão e empenho das pessoas que nos acompanharam e junto de nós descreviam cada detalhe, em cada cenário que criaram”, enfatizou.
O concurso foi mais uma vez um sucesso, mobilizando escolas, jardins de infância, instituições, associações e comerciantes de todo o concelho, à semelhança das recentes edições. E, tal como já é habitual, o evento contou com os indispensáveis cantares tradicionais das Adufeiras de Idanha, e com um momento de convívio de todos os presentes que desfrutaram de bolo-rei e vinho do Porto.