A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB) assinalou o Dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC), celebrado a 29 de outubro, com uma ação de sensibilização realizada na entrada principal do Hospital, promovida pelo Centro de Responsabilidade Integrada de Medicina Interna e pela Unidade de AVC.
Durante a iniciativa, foram partilhadas informações sobre fatores de risco e hábitos de vida saudável, com o objetivo de alertar a população para a importância da prevenção e da detecção precoce dos sinais de AVC, uma das principais causas de morte e incapacidade permanente em Portugal.
De acordo com dados nacionais, a cada hora três portugueses sofrem um AVC, sendo que um deles não sobrevive e metade dos sobreviventes ficam com sequelas incapacitantes.
Entre os principais fatores de risco, destacam-se a hipertensão arterial, doenças cardíacas, colesterol elevado, tabagismo, diabetes e sedentarismo.
Já os sinais de alerta mais comuns incluem formigueiro na face ou num membro, dificuldade em falar, falta de força num braço ou perna, dificuldade em engolir, boca desviada, alterações da visão e perda de memória.
O Conselho de Administração da ULSCB felicitou os profissionais envolvidos pela iniciativa.