O Município do Fundão apresentou, no dia 22 de outubro de 2025, nas Ruínas Romanas da Quinta do Ervedal, na freguesia de Castelo Novo, um conjunto de elementos interpretativos do sítio arqueológico.
O momento simboliza o início do processo de valorização patrimonial das ruínas, com vista à sua futura abertura ao público.
O programa de escavações arqueológicas teve início em 2007, por iniciativa do Município, através do Museu Arqueológico Municipal José Monteiro, e revelou, entre outras estruturas, dois edifícios termais. Estes vestígios correspondem a uma ocupação romana datada da segunda metade do século I d.C. até aos inícios do século VI d.C.
Classificado desde 2023 como Sítio de Interesse Público, o conjunto arqueológico da Quinta do Ervedal assume um valor excecional no panorama científico, identitário, didático e turístico da região.
Os trabalhos de investigação e escavação continuam em curso, com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre este notável testemunho da presença romana na região.