No âmbito das comemorações do 125.º aniversário do nascimento de Eduardo Malta (1900–1967), natural da Covilhã, o Museu da Covilhã inaugura, no próximo dia 28 de outubro, pelas 17h00, a exposição “Olhares que contam histórias”, uma mostra dedicada à vida e à obra do artista.
A iniciativa é promovida pelo Município da Covilhã, através do Museu da Covilhã, em parceria com a MOOSTRA – Organização de Eventos Culturais, e conta com curadoria de António Vaz e Paula Sofia Vaz.
A exposição estará patente ao público ao longo de um ano, sendo composta por três partes distintas. A primeira, que dá nome à mostra — “Olhares que contam histórias” — poderá ser visitada até 27 de fevereiro de 2026.
Durante este período, estarão expostas obras provenientes dos museus da Guarda, da Covilhã, do Caramulo e da Fundação Amália Rodrigues, em Lisboa, originais inéditos de coleções particulares, incluindo óleos sobre tela, desenhos a grafite, carvão e pastel, além de obras bibliográficas da autoria de Eduardo Malta.
A exposição pretende celebrar o percurso de um dos mais relevantes retratistas portugueses do século XX, oferecendo uma visão abrangente da sua contribuição para a História da Arte em Portugal.
