O filme “As Coisas Não São Feitas Por Acaso”, realizado por Tiago Cravidão e centrado na vida e obra do fotojornalista Eduardo Gageiro, integra o projeto “Ontem e Hoje: as imagens de abril” e será exibido no próximo dia 23 de outubro, às 21h00, na CooLabora, na Covilhã. A sessão contará com a presença de Rita Sousa Rêgo.
A produção é um dos projetos apoiados pelo concurso Cinema Pela Democracia, promovido pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, em parceria com o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e o Fundo de Fomento Cultural. O programa tem como objetivo apoiar projetos artísticos cinematográficos e audiovisuais que celebrem os 50 anos da Revolução de 25 de Abril e promovam a reflexão sobre a sua importância na construção da democracia.
O documentário acompanha Eduardo Gageiro, um dos mais reconhecidos fotógrafos portugueses, num retrato íntimo e poético da sua trajetória. A sinopse oficial descreve momentos marcantes da sua carreira — do icónico instante em que o major Pato Anselmo lhe aponta uma Walther de 9mm durante a Revolução de 1974, à preparação do seu último livro, passando por décadas de registos fotográficos que testemunham as transformações de Portugal e do mundo.
Filmado ao longo de cinco anos, o trabalho mostra o “ato fotográfico” como síntese entre matéria e ideia, num olhar profundamente português que, segundo o escritor Álvaro Cunhal, revela “um observador atento e incansável que, com talentosa criatividade, não só colhe como cria a imagem e com ela interpreta a pessoa e o acontecimento”.
