A Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo (CIMT) e o Município da Sertã apresentaram, no passado dia 10 de setembro, no Salão da Assembleia Municipal, o ponto de situação da mobilidade no concelho, destacando medidas e projetos que visam reforçar o direito à mobilidade no território.
A sessão contou com uma reunião de trabalho dirigida por Carlos Miranda, presidente da Câmara da Sertã, e Miguel Pombeiro, primeiro secretário executivo da CIM Médio Tejo, que envolveram juntas de freguesia, associações locais e técnicos municipais. O objetivo foi auscultar necessidades e encontrar soluções que permitam ajustar horários e trajetos, reforçar transportes fora do período escolar e atrair mais população ativa para o transporte público.
Entre as soluções em destaque está o Transporte a Pedido (TaP), que no concelho da Sertã conta com 13 circuitos e tarifas entre 1 e 1,50 euros. Miguel Pombeiro sublinhou que o TaP é também “um projeto social”, recordando que, se antes algumas deslocações médicas custavam cerca de 50 euros, hoje os cidadãos pagam “nada ou muito pouco”.
Foi ainda discutida a possibilidade de adaptar os novos autocarros elétricos adquiridos pelo Município, no âmbito do PRR, para além da Eco Mobilidade Escolar, a novos percursos urbanos.
Outro destaque foi o serviço MEIO, com um passe mensal de cinco euros que permite viajar em qualquer distância dentro da região, gratuito para jovens até aos 23 anos e para maiores de 65.
Já no sistema de bicicletas elétricas partilhadas meioB, foi anunciado o reforço da frota com mais de uma centena de veículos e a atualização da aplicação móvel com autenticação de utilizador.
As reservas de viagens nos serviços TaP e Link podem ser feitas através da linha gratuita 800 209 226 ou em transporteapedido.mediotejo.pt.