O PSD oficializou a candidatura de Gil Oliveira Marques à presidência da Junta de Freguesia do Ferro, no concelho da Covilhã, nas eleições autárquicas de 12 de outubro.
O candidato, de 31 anos, software developer, destaca o objetivo de “dar um novo rumo” à freguesia, que considera ter “um enorme potencial”, mas que, na sua perspetiva, “tem sido mal aproveitado nos últimos anos, mantendo-se numa gestão sem visão de futuro”.
Entre as prioridades apresentadas, Gil Oliveira Marques propõe a requalificação da Estrada Municipal 506-1, a requalificação e modernização do Parque das Festas, o apoio às associações locais, a melhoria das infraestruturas desportivas e a modernização e digitalização dos serviços da Junta, facilitando o acesso dos cidadãos a documentos e serviços online.
O percurso do candidato está ligado ao associativismo e ao empreendedorismo. Durante a sua formação na Universidade da Beira Interior integrou o Núcleo de Informática, foi vice-presidente da Associação Académica da UBI e representou a instituição no Senado da UBI. Mais recentemente, fez parte da comissão organizadora do Campeonato Europeu Universitário de Andebol (Covilhã, 2025). Em 2021, venceu um Startup Voucher do IAPMEI com um projeto ligado à inteligência artificial.
A candidatura articula-se com a de Jorge Simões, candidato do PSD à Câmara Municipal da Covilhã. Sobre esta ligação, Gil Oliveira Marques sublinha: “Acredito nas capacidades do candidato Jorge Simões para Presidente da Câmara da Covilhã e estou certo de que será uma mais-valia para o Ferro”.
Sob o lema “No Ferro, Todos Contam!”, o candidato apela à participação de todos os cidadãos nas próximas eleições autárquicas.