Hoje mudei o tema da Carta da Semana à última da hora, passo a expressão. Era para falar de André Ventura e do vídeo populista sobre os incêndios, mas uma conversa com um leitor e ouvinte do Jornal e da Rádio fez-me mudar a temática.
Fui abordado por um ouvinte da Rádio que me disse escutar os nossos programas e referiu-me que louva a coragem de termos vários programas de comentário e debate político, o último deles «A Caminho das Autárquicas», que em cada semana é abordada uma temática e perspetivas para o concelho da Covilhã.
Gostei do elogio, não posso ser hipócrita. Quem não gosta de ser elogiado e ver o trabalho de uma equipa reconhecido?
Mas concordo com o ouvinte, não podemos ter medo do debate, nem da opinião dos outros, mesmo em tempo de eleições, sejam elas quais forem. O debate e as opiniões diferentes são fundamentais para crescermos como sociedade, não há que ter medo delas. E numa região, e desculpem-me dizer isto, de algum vazio informativo, é preciso colocar as pessoas a falar, a debater, a opinar, deixar de dar a simples notícia de comunicado e ir saber a opinião das pessoas, trazer várias personalidades da sociedade civil para a antena da rádio e para as páginas dos jornais.
Opiniões diferentes fazem crescer e é também importante questionar, colocar as pessoas a pensar, daí este género de programas serem tão importante. E em tempos eleitorais, mais que redes sociais é necessário o debate, as ideias e os projetos, porque só assim poemos crescer como sociedade.
Boa semana, com boas leituras!
