Opinião: Nuno Ezequiel Pais | A Europa: a Urgência da União
Por Jornal Fórum
Publicado em 08/10/2026 09:00
Opinião

Torna-se cada vez mais urgente que a europa dê ao mundo uma visão de coesão. Qualquer sujeito sabe que os Estados Unidos e a China possuem maior poder de negociação perante cada país europeu isoladamente, do que diante de uma União Europeia coesa.

De facto, é mais fácil influenciar um mercado nacional, negociar uma concessão ou criar uma dependência estratégica quando o interlocutor tem dez milhões de habitantes, do que quando representa cerca de 450 milhões de consumidores.

Assim sendo, Portugal não tem de escolher entre a sua soberania e a integração europeia, porque, nas múltiplas áreas que o compõem, a integração europeia é precisamente aquilo que permite proteger a nossa soberania.

Contudo, perante esta panorâmica desfavorável à Europa, a História ensinou-nos que cada um deve lutar por si e, assim sendo, Portugal não deve limitar-se a esperar pelas decisões de Bruxelas. Deve consolidar a sua identidade, enriquecendo-se na diferença, construindo uma função própria dentro da estratégia europeia.

Na atual conjuntura, não é tarefa fácil. A pergunta essencial e da maior pertinência conducente a uma profunda reflexão, pode ser assim enunciada: o que pode Portugal trazer à Europa que a Europa não consiga obter da mesma forma através de outro Estado-membro?

É ponto assente que Portugal ganhará mais influência dentro da Europa, quanto maior for a sua capacidade de trazer o mundo para dentro da própria Europa.

A nossa geografia considerada de fronteira para muitos especialistas, oferece-nos uma posição privilegiada no Atlântico. Dispomos de portos, cabos submarinos, produção de energia renovável, estabilidade institucional e relações históricas com África e com a América Latina. Pertencemos simultaneamente à União Europeia, à NATO e à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Estas relações não podem continuar a ser pontos de uma cartografia, ou apenas limitadas à evocação de uma história comum, ou até à realização de cimeiras periódicas. Torna-se urgente que se passe à ação, ou seja, que funcionem eficazmente. O caminho passa por obrigatoriamente produzirem investimento, comércio, conhecimento, transformação industrial e corredores logísticos.

A título de exemplo, invocamos a Zona de Comércio Livre Continental Africana que está a promover a construção gradual de um dos maiores mercados integrados do mundo. África terá num futuro próximo, fruto de um peso crescente da população, recursos, capacidade de produção e consumo mundiais notáveis. Portugal tem possibilidades de se posicionar desde já como uma das plataformas europeias de relacionamento com esses novos mercados.

Os portos nacionais, como o de Sines ou Lisboa, as ligações ferroviárias a Espanha, os corredores ibéricos e as plataformas logísticas interiores podem transformar claramente a nossa posição atlântica numa vantagem europeia.

Mas a existência de todas estas estruturas por si só não criam uma estratégia. É necessário ligar todas as infraestruturas, como por exemplo as portuárias a áreas empresariais, à ferrovia competitiva, aos portos secos, centros de transformação, produção energética e capacidade de atração de investimento.

É aqui que o interior deve assumir uma nova centralidade, uma vez que as potencialidades aqui existentes num mundo em constante mudança são inúmeras.

E como pode este nosso interior ser parte da estratégia atlântica?

Durante demasiado tempo, o interior, ao longo da história, foi visto a partir das suas carências: menos população, menor densidade empresarial e maior distância dos grandes centros. Atualmente, precisamos de começar a analisar esta geografia, a partir daquilo que tem para oferecer.

A história de que, de Espanha, nem bom vento nem bom casamento, pertence a um passado remoto. Se invocamos o Atlântico, terá toda a pertinência, invocar o país que connosco forma a península ibérica descrita no livro de Saramago “A jangada de pedra”.

O interior possui território, recursos energéticos, proximidade à fronteira espanhola e capacidade para acolher grandes investimentos que dificilmente encontram espaço junto das áreas metropolitanas. Pode receber atividades logísticas, industriais, energéticas, agroalimentares, digitais e tecnológicas entre muitas outras.

Mas, para isso necessita de infraestruturas preparadas antecipadamente, ou seja, devidamente qualificadas. No desenvolvimento regional, a oferta também cria procura. Se não existirem terrenos infraestruturados, energia disponível, ligações ferroviárias e rodoviárias e processos de licenciamento previsíveis, os grandes projetos nunca se realizarão.

A ligação entre os portos atlânticos, o interior português, Espanha e o centro da Europa deve ser entendida como uma única estratégia. As grandes áreas empresariais associadas aos corredores da A23 e do futuro IC31, com ligação direta ao mercado espanhol, podem integrar essa visão, conducente a uma ação devidamente concertada.

Ainda assim, é urgente que se combatam alguns obstáculos fruto de mentalidades instaladas. Frequentemente os obstáculos remetem para a falta de vontade, e para a tão necessária desburocratização.

Em suma, não se trata apenas de beneficiar uma região. Trata-se de reforçar a capacidade de assim Portugal servir a Europa.

Como tenho afirmado, Portugal não controlará a competição entre os Estados Unidos e a China, nem conseguirá impedir a deslocação do dinamismo económico mundial para o Indo-Pacífico. Pode, no entanto, decidir como se posiciona graças às tomadas de decisão aqui mencionadas.

O destino existe, mas nós é que o fazemos. É para isso que deve haver vontade. Podemos permanecer na periferia económica europeia, dependentes de decisões tomadas noutros lugares; ou podemos assumir-nos como plataforma atlântica, ligando a Europa a África, à América Latina e aos grandes fluxos internacionais.

Para finalizar, a História oferece-nos relações. A geografia oferece-nos uma posição. Mas nenhuma delas garante, por si só, desenvolvimento.

É necessário acrescentar estratégia, infraestrutura, conhecimento e capacidade de execução.

Repito que, Portugal será mais relevante na Europa e consequentemente no mundo, se for capaz de tornar a Europa mais forte, mais presente, trazendo mais mundo para dentro de si mesma.

Em suma, todos lucramos.

Gostou deste conteúdo?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online