O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) está a acolher, entre 21 e 25 de julho, um grupo de 21 estudantes e professores oriundos de instituições de ensino superior da Roménia, Bulgária, Eslovénia e Croácia, no âmbito do curso Blended Intensive Programme (BIP) intitulado “Digital Transformation in Sparsely Populated and Transboundary Regions: Initiatives and Case Studies”.
Coordenado pelo docente Rogério Dionísio, da Escola Superior de Tecnologia do IPCB, o curso centra-se em como as tecnologias móveis, a computação em nuvem e a Internet das Coisas podem beneficiar regiões com baixa densidade populacional, promovendo desenvolvimento económico e reforçando as comunidades locais, mesmo em territórios com carência de infraestrutura de conectividade de alta velocidade.
O programa combina uma componente científica, com laboratórios de projeto e uma visita ao Centro de Empresas Inovadoras, e uma componente cultural, incluindo visitas a Castelo Branco, às aldeias históricas de Penha Garcia e Monsanto e ao Museu do Cargaleiro. No último dia, serão apresentados os trabalhos de grupo desenvolvidos ao longo da semana.
Os BIP (Blended Intensive Programmes) são cursos breves realizados no âmbito do programa Erasmus+, combinando formação virtual com mobilidade internacional, normalmente com duração de cinco dias.