O Politécnico de Castelo Branco (IPCB) recebeu recentemente a visita de Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num encontro dedicado à monitorização dos projetos financiados por fundos europeus em curso na instituição.
A comitiva foi recebida pelo Presidente do IPCB e equipa da Presidência, bem como diretores das escolas superiores responsáveis por alguns projetos. Na reunião inicial realizada nos Serviços Centrais e da Presidência foram apresentados os vários projetos em implementação e os principais marcos de execução do PRR a instituição.
António Fernandes, Presidente do IPCB, bem como a restante equipa, deram a conhecer o ponto de situação dos diversos projetos em curso como o RP A23 (fases I e II), o REV UP, o NOV3P, o INNOV2CARE e o FARM4FUTURE.
Foram também abordados os projetos de requalificação das escolas, com vista à melhoria da eficiência energética e hídrica, financiados pelo Programa de Eficiência Energética em Edifícios da Administração Pública Central, num investimento superior a 4 milhões de euros.
A construção da nova Residência de Estudantes da Talagueira bem como a recuperação das residências atuais foram igualmente temas da reunião com apresentação do estágio de desenvolvimento da construção e intervenções.
Seguiu-se a visita às escolas superiores, acompanhada pelo Presidente do IPCB. Na Escola Superior Agrária ESACB), Pedro Dominguinhos teve oportunidade de conhecer as obras de requalificação relativas ao refeitório, ao auditório e ao laboratório de sistemas de informação geográfica, a nova incubadora de empresas da ESACB bem os novos equipamentos adquiridos no âmbito do projeto FARM4FUTURE. Ainda na ESACB foi dada especial relevância às obras de requalificação das instalações.
Na Escola Superior de Educação, a visita incluiu o auditório principal e o hall de entrada, recentemente renovados, bem como as futuras instalações do Laboratório de Inovação Pedagógica.
Na Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, o Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR ficou a conhecer o projeto INNOV2CARE, no âmbito da Reforma e Modernização da Medicina e os novos equipamentos pedagógicos com tecnologia de ponta, adquiridos para o laboratório de Anatomia e de Imagem Médica e Radioterapia.
Já na Escola Superior de Tecnologia, a visita passou pelo refeitório, que será brevemente requalificado e pelos equipamentos de apoio à aprendizagem interativa, informática e georreferenciação, no âmbito das áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) adquiridos. As obras de requalificação das instalações fizeram igualmente parte da visita.
O dia terminou com a visita às obras da nova residência de estudantes e às instalações da residência existente em fase de remodelação. A construção da nova residência representa um investimento superior a 4 milhões de euros, enquanto a renovação das residências atuais corresponde a um valor superior a 2,5 milhões de euros.
Para António Fernandes, Presidente do IPCB “os projetos financiados pelo PRR representam um impulso decisivo para o Politécnico de Castelo Branco, não só na modernização das infraestruturas e na promoção da inovação, como também na capacitação de estudantes e docentes para os desafios do futuro. Trata-se de um investimento global que chega a perto de 14 milhões de euros no material (infraestruturas e equipamentos) e mais de 2 milhões de euros no imaterial (formação e desenvolvimento)”.
No final da visita Pedro Dominguinhos valorizou a capacidade do IPCB na resposta ao PRR e reiterou o verdadeiro impacto significativo dos fundos europeus na inovação, sustentabilidade, digitalização e modernização das infraestruturas, com o IPCB muito bem preparado para os desafios dos próximos anos.