Craques da História do Sporting da Covilhã
Franklim Taborda
Por Jornal Fórum
Publicado em 13/11/2025 10:24
Miguel Saraiva

Franklim de Assunção Taborda nasceu na Covilhã no dia 28 de junho de 1922. Iniciou a sua carreira futebolística no Águias de Santa Maria, um clube amador da cidade da Covilhã, onde jogou como defesa esquerdo, assumindo logo saliência como um atleta voluntarioso de óptima compleição física e apreciável técnica. As suas capacidades chamaram a atenção dos dirigentes do Sporting Clube da Covilhã, que o convidaram a integrar o plantel serrano na época de 1942/1943, representando o clube durante 13 anos (1942/1955). Atleta de grande personalidade, respeito e correção, foi durante algumas épocas capitão de equipa. Franklim Taborda sagrou-se Campeão Distrital de Castelo Branco durante 5 anos (1942/1947) e depois Campeão Nacional da 2ª Divisão na época 1947/1948, realizando nesta temporada 29 jogos, tendo sido um forte esteio desta equipa de campeões, que subiram pela primeira vez o clube serrano ao mais alto patamar do futebol nacional.  

No Campeonato Nacional daDivisão realizou 63 jogos e quatro jogos na Taça de Portugal entre as épocas de 1948/1955. No dia 8 de abril de 1956 realizou-se uma Festa de Homenagem a Franklim Taborda, que começou com um confronto entre as reservas do Sporting Clube Covilhã e o Oriental de São Martinho, seguindo-se depois o jogo principal entre o Sporting Clube da Covilhã e o Caldas Sport Clube, que acabou empatado a zero. O Sporting Clube Covilhã jogou nesse encontro com José Rita, Hélder Toledo, Franklim Taborda (depois Bento Couceiro) Pedro Martin, Amílcar Cavém (depois Licínio), Fernando Cabrita, Fernando Pires, Janos Hrotko, Carlos Ferreira (depois Justino André), Manuel Vinagre e Carlos Serrazola. O Caldas Sport Clube jogou com João Rita, Amaro Silva, Leonel Piteira, Martín Romero, Evaristo, António Pedro, Manuel Anacleto, Romeu Nunes, Pedro Lima, Martinho Coutinho e Lenine Pereira 

Numa entrevista no fim da sua carreira, Franklim Taborda mencionou que os melhores momentos que passou no clube serrano foram o ingresso na Primeira Divisão Nacional e as deslocações em representação do clube à Alemanha, França e Luxemburgo, acrescentado ainda que Simonyi foi de todos os atletas com que jogou o que mais o impressionou. 

É ouvinte da nossa rádio?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online