Numa iniciativa conjunta do Município de Celorico da Beira, do Agrupamento de Escolas e dos Bombeiros Voluntários, decorreram, ao longo de outubro, vários simulacros nas escolas do 1.º ciclo do concelho. A atividade integrou-se no eixo 4 – Desenvolvimento social, capacitação comunitária e intervenção, do programa CLDS 5G Celorico Solidário.
O principal objetivo foi instruir, sensibilizar e capacitar a comunidade escolar para responder de forma adequada a situações de emergência, como incêndios ou acidentes. Durante as ações, os alunos aprenderam procedimentos essenciais: ligar o 112 e fornecer corretamente informações sobre o local e a morada; reagir perante um incêndio em sala de aula; identificar o líder do grupo; formar fila indiana; garantir que o professor segue no final; verificar a temperatura da porta com as costas da mão antes de abrir; e localizar o botão de alarme e o ponto de encontro exterior.
De forma prática e pedagógica, os alunos tiveram ainda oportunidade de aprender a manusear um extintor e conhecer os equipamentos utilizados pelos bombeiros nas diferentes fases do combate ao fogo. Para tornar a experiência mais realista — e divertida —, muitas crianças vestiram a farda dos bombeiros, pegaram nas mangueiras e entraram no veículo de emergência.
No final, todos os participantes receberam o flyer da Proteção Civil “Incêndios na escola – sabem o que fazer?”, reforçando a importância da prevenção e da preparação face a situações de risco.