A lista do Partido Socialista (PS) na União de Freguesias do Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo defendeu uma solução de governação estável, plural e representativa, na sequência da eleição do executivo da Junta de Freguesia para o mandato 2025-2029.
Em comunicado, os eleitos do PS afirmam ter demonstrado desde o início “total disponibilidade para o diálogo e para a construção de uma solução estável e plural que espelhasse o resultado das urnas”. Segundo o documento, a proposta inicial apresentada pelo Presidente da Junta — que previa a inclusão de dois vogais da lista socialista — foi recusada por não refletir a representatividade política resultante das eleições.
O PS apresentou então uma proposta alternativa, que atribuía ao líder da lista socialista o cargo de secretário e ao líder da lista Comunidade com Força o lugar de primeiro vogal, garantindo ao mesmo tempo a maioria no executivo à lista vencedora “UFF” (três dos cinco membros). A solução, defendem os socialistas, permitiria uma governação “plural, equilibrada e fiel à vontade popular”, envolvendo mais de 81% dos eleitores.
Ambas as propostas apresentadas à Assembleia de Freguesia, uma incluindo um elemento do PS e outra da lista Comunidade com Força, foram rejeitadas.
O PS sublinha que o resultado eleitoral não atribuiu maioria absoluta a nenhuma força política, o que impõe “diálogo, entendimento e capacidade de concertação”. O partido reafirma a sua disponibilidade para contribuir para uma solução de governação estável, transparente e participada, colocando, diz o comunicado, “o Fundão acima de qualquer interesse partidário”.