O Partido Social Democrata (PSD) regressou à vida autárquica da Covilhã com representação efetiva nos órgãos municipais, após as eleições autárquicas de 2025. Em carta aberta, a concelhia destaca que este resultado marca “uma nova página na política local”.
O PSD elegeu um vereador na Câmara Municipal, cinco deputados na Assembleia Municipal e conquistou as freguesias do Peso, onde obteve 87% dos votos, e do Paul, onde concorriam seis listas. O partido refere ainda ter ficado “muito perto da vitória” em freguesias como Vila do Carvalho e Boidobra, apontando para “uma tendência clara de crescimento”.
Em comunicado, a estrutura social-democrata sublinha que faltaram apenas 27 votos para eleger um segundo vereador, o que “desmonta a narrativa dos arautos da desgraça que vaticinavam o fim do PSD na Covilhã”.
Num concelho “historicamente socialista”, o PSD considera ter demonstrado que está “vivo, mobilizado e preparado para liderar no futuro”. Na carta, a Comissão Política da Secção da Covilhã afirma que o partido fará uma oposição séria, construtiva e presente, assegurando que “não se deixará calar”.
O texto termina com uma mensagem de compromisso: “O PSD está de volta. E veio para ficar.”