A Associação Desportiva Amigos do Pedal – Cortes do Meio anunciou o cancelamento da prova de ciclismo devido à destruição de grande parte das áreas e aldeias por onde passaria o percurso deste ano.
Em comunicado, a organização refere que “o grave incêndio que continua a devastar a zona sul do concelho da Covilhã destruiu grande parte das áreas e aldeias por onde passaria o percurso deste ano, deixando marcas profundas no território e nas comunidades que sempre acolheram de braços abertos este evento”.
A associação manifesta solidariedade para com todos os afetados pela tragédia, lembrando em particular “as famílias que perderam casas, bens ou modos de vida” e destacando ainda “o exemplo de dedicação e coragem” do bombeiro dos Voluntários da Covilhã que perdeu a vida no combate às chamas.
Segundo a organização, a decisão prende-se com a impossibilidade de realizar a prova com a segurança e dignidade exigidas, mantendo-se a promessa de retomar a Clássica no futuro.
A Direção dos Amigos do Pedal agradece ainda o apoio de atletas, patrocinadores, entidades e voluntários que já se tinham associado a esta edição, garantindo que estará “empenhada em apoiar a comunidade e em ajudar na recuperação do território que tanto orgulha”.