Escritores, editores e jornalistas do VI Festival Transfronteiriço de Novela Negra “Gata Negra” visitam Idanha-a-Nova
Por Jornal Fórum
Publicado em 05/08/2026 11:55
Cultura

O concelho de Idanha-a-Nova recebeu, dia 4 de agosto de 2026, os escritores, editores e jornalistas do VI Festival Comarcal e Transfronteiriço de Novela Negra “Gata Negra”. A comitiva realizou uma visita ao Centro Cultural Raiano e ao Fórum Cultural, tendo sido acompanhada pela Presidente da Câmara Municipal, Elza Gonçalves, numa iniciativa estratégica que consolida a cooperação cultural e o dinamismo social na Raia ibérica.

Por seu turno, o Vereador Raul Antunes representou o Executivo Municipal na cerimónia oficial de receção no Centro Cultural Raiano. Durante a sessão, o autarca destacou o orgulho do município em receber uma iniciativa com o prestígio e a audácia do “Gata Negra”. “A literatura tem o poder único de derrubar fronteiras. O género policial e a novela negra servem frequentemente de espelho para realidades que ultrapassam quaisquer limites geográficos. É por isso que este caráter transfronteiriço do festival faz tanto sentido aqui, na nossa Raia”, afirmou o Vereador Raul Antunes.

O autarca sublinhou a história secular de resiliência, a paisagem natural inspiradora e o rico património cultural que unem Idanha-a-Nova e a Sierra de Gata. Raul Antunes apontou o esforço conjunto com os municípios vizinhos nesta sexta edição como uma demonstração de que a cultura constitui o motor mais eficaz para o desenvolvimento, para a coesão social e para a projeção internacional das regiões periféricas. O interior afirma-se, assim, como um polo vibrante de convergência, de talento e de novas ideias. O vereador dirigiu ainda palavras de agradecimento à organização do festival, aos escritores consagrados, às novas vozes da ficção policial ibérica e aos jornalistas presentes.

Organizado pelo Ayuntamiento de Moraleja (Espanha), o Festival Gata Negra, dedicado à “novela negra” (“romance policial” na designação portuguesa), decorre de 3 a 8 de agosto de 2026, principalmente na Sierra de Gata (Espanha), nas localidades de Moraleja, Robledillo de Gata, La Moheda de Gata e Torres de Don Miguel. O evento estende as suas atividades a Portugal através do Município de Idanha-a-Nova, num certame que reúne escritores, editores e leitores em torno do romance policial e apresenta um programa focado na dinamização territorial. O cartaz do evento inclui, entre outros, encontros literários e mesas-redondas com autores de renome do género de mistério e policial, apresentações de livros, debates transfronteiriços e atividades culturais.

Gostou deste conteúdo?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online