Belmonte recebe, de 5 de maio a 5 de junho de 2026 no Welcome Center, a exposição fotográfica de Antero Pires dedicada ao troço ferroviário entre a Covilhã e a Guarda.
Através de imagens captadas desde 2008, a mostra documenta a evolução do troço Covilhã – Guarda da Linha da Beira Baixa, encerrado durante 12 anos para obras, revelando as transformações do território, das suas paisagens e comunidades ao longo do Século XXI.
Organizada pelo Município de Belmonte, com o apoio da Move Beiras e do Museu Nacional Ferroviário, a exposição convida à reflexão sobre o património ferroviário e o seu papel na coesão regional.
Inspirada no lema da Move Beiras, “Há linhas que nos unem e uma região que nos move”, a exposição destaca o papel do caminho-de-ferro como elemento estruturante na coesão territorial, aproximando comunidades e promovendo o desenvolvimento regional.