A Universidade da Beira Interior (UBI) acolhe em abril a 2.ª Edição do Mês da Inovação Pedagógica, uma iniciativa que convida a comunidade académica a refletir, partilhar e experimentar novas abordagens de ensino e aprendizagem. Esta edição procura capacitar os docentes da UBI para a implementação de práticas pedagógicas inclusivas, alinhadas com os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA).
A programação organiza-se ao longo de quatro semanas temáticas, com diversas sessões online. A primeira semana, dedicada aos “Fundamentos do Desenho Universal para a Aprendizagem”, contará com a participação de Marisa Maia Machado (Docente da Universidade de Aveiro), que irá dinamizar a sessão “Reduzir Barreiras e Otimizar o Ensino: Introdução ao Desenho Universal para a Aprendizagem”, no dia 10 de abril, pelas 11h00.
O “Desenho Universal para a Aprendizagem na Prática Pedagógica” será o tema da 2.ª semana. No dia 15 de abril, pelas 17h00, Rosalina Veiga (Docente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo) apresentará a sessão “DUA no Ensino Superior: Pontos de Partida para a Transformação Pedagógica”. A 16 de abril, pelas 16h00, Cristiana Madureira (Docente da Universidade da Beira Interior) será responsável pela sessão “Trans(formar) Práticas Pedagógicas no Âmbito da Inclusão”. Esta atividade é promovida pela Vice-Reitoria para o Ensino, Assuntos Académicos e Empregabilidade, através do Gabinete de Inovação Pedagógica (GIP), no âmbito da aposta na qualidade e na inovação no Ensino Superior.
Esta ação está inserida na Atividade 4 do projeto UBI Learning Hub II, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Programa Impulso Mais Digital, promovido pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES).