O antigo Reitor da Universidade da Beira Interior (UBI) Mário Raposo foi distinguido com o título de Professor Emérito. A instituição reconhece, deste modo, o trabalho enquanto docente, investigador e responsável máximo da mesma, que o tornou uma figura incontornável na sua história.
A atribuição do título foi aprovada por unanimidade pela Comissão Científica do Senado e resultou de uma proposta apresentada pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH), tendo em consideração todas as qualidades demonstradas por Mário Raposo ao longo da sua carreira académica e profissional, marcando a comunidade académica nacional e internacional, e o seu importante papel para o avanço da ciência, como docente do Departamento de Gestão e Economia da FCSH e investigador do NECE - Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais.
O título honorífico de Professor Emérito, de acordo com o Regulamento que o rege, é concedido pela UBI aos professores jubilados e aposentados que se distinguiram ao seu serviço pelo relevante contributo dado ao avanço da ciência e da cultura. Compete ao Conselho Científico a proposta de atribuição do título de Professor Emérito, sendo a decisão proferida pelo Reitor, obtido o parecer favorável do Senado.