Distrito de Castelo Branco reforça presença nos órgãos sociais da ANAFRE
Por Jornal Fórum
Publicado em 02/02/2026 12:40
Sociedade

Decorreu este fim de semana, em Portimão, o Conselho Geral da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), um momento central de reflexão estratégica sobre o papel das freguesias no poder local, a sua visão de futuro e os desafios que se colocam à sua ação no território. 

Os trabalhos incluíram sessões de debate, apresentação e votação de moções, bem como a eleição dos novos órgãos sociais da Associação. Deste processo eleitoral resulta um dado de elevado relevo político e institucional, o distrito de Castelo Branco alcança a maior representação de sempre nos órgãos sociais da ANAFRE. 

“Este facto traduz, de forma inequívoca, o reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos pela equipa distrital, liderada pelo coordenador da ANAFRE Castelo Branco, Rui Amaro”, frisa o comunicado. 

No novo Conselho Geral da ANAFRE, o distrito passa a estar representado, como membros efetivos, pelas seguintes freguesias e uniões de freguesias:

Freguesia do Peso; União das Freguesias do Fundão, Valverde, Donas, Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo; União de Freguesias da Covilhã e Canhoso.

Como membros suplentes no Conselho Geral, estarão representadas: Freguesia de Montes da Senhora (dois elementos); União de Freguesias da Cumeada e Marmeleiro; Freguesia do Tortosendo

No Conselho Diretivo da ANAFRE, o distrito de Castelo Branco assegura igualmente representação, na qualidade de suplentes, através de: Junta de Freguesia da Lousa; União de Freguesias de Alcafozes e Idanha-a-Nova.

Esta presença reforçada do distrito de Castelo Branco nos órgãos nacionais da ANAFRE constitui “um sinal claro de afirmação do trabalho desenvolvido pelas freguesias da região, da sua capacidade de intervenção no plano nacional e do seu compromisso com a defesa do poder local democrático, da proximidade às populações e da valorização do papel das freguesias no desenvolvimento territorial”.

Castelo Branco consolida, assim “uma posição de influência e responsabilidade acrescida na definição das orientações estratégicas da Associação Nacional de Freguesias para o próximo ciclo”.

Gostou deste conteúdo?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online