O Programa Regional do Centro (Centro 2030) abriu um concurso de 4 milhões de euros, do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), para apoiar micro e pequenas empresas no território do Pinhal Interior.
Os apoios consistem no financiamento de investimentos produtivos de empresas nos setores da indústria, turismo, comércio e serviços, com prioridade para projetos que contribuam para a coesão territorial, a valorização de recursos endógenos, a transição verde e transição digital, bem como para a diferenciação e inovação tecnológica.
Os beneficiários são micro ou pequenas empresas daqueles setores de atividade, podendo apresentar projetos de investimento até um máximo de 300.000 euros de investimento elegível, com o apoio do FEDER até 70% daquele valor.
Este apoio corresponde à concretização de um instrumento de financiamento dirigido diretamente às empresas, previsto na Intervenção Integrada de Base Territorial do Pinhal Interior, que complementa outros apoios já disponibilizados pelo Centro 2030 para construir áreas de acolhimento empresarial, espaços de incubação e de cowork, que estão a ser concretizados pelos Municípios, bem como projetos de promoção do empreendedorismo, atração de investimento e incubação de ideias de negócio, concretizados pelas Comunidades Intermunicipais envolvidas no Pinhal Interior.
Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I. P., sublinha que “o Pinhal Interior é um território com grandes fragilidades que exige uma resposta específica, que está a acontecer com a Intervenção Integrada de Base Territorial do Pinhal Interior. O Centro 2030 tem uma dotação de 45 milhões de euros que lhe está reservada e, na sua maioria, está já colocada à disposição do território e dos seus agentes”.
“Estes apoios, em concreto, significam uma atenção particular à presença das empresas no Pinhal Interior, assegurando empregos e contribuindo para a fixação de pessoas no território”, destaca.
O Pinhal Interior é um território que se estende ao longo de 24 municípios inseridos em cinco das oito Comunidades Intermunicipais da Região Centro: Região de Coimbra, Região de Leiria, Médio Tejo, Beira Baixa e Beiras e Serra da Estrela.