Na sequência da divulgação dos valores e costumes da herança cultural de Portugal, o Museu de Arte Sacra da Covilhã promove a exposição “Expressões do Fantástico”.
A exibição de peças de Figurada de Barcelos, da autoria de Pedro e Vítor Esteves da Mota, os Irmãos Pinga, Geração Mistério, estará patente até 02 de março, na Sala das Temporárias do Museu de Arte Sacra e poderá ser apreciada de terça-feira a domingo, das 10:00 às 18:00, com entrada livre.
A exposição foi inaugurada neste domingo.
Os Irmãos Pinga pertencem à geração Mistério e por isso carregam nas mãos e na mente o saber de quem soube e sabe trabalhar o barro. As obras que criam refletem a verdadeira essência e o que de mais genuíno carateriza o figurado de Barcelos, com uma cor sem igual, vibrante e distintiva, que acompanha os traços das suas formas identificados por um estilo entre o ingénuo e o caricatural. Este, diferencia-se das demais expressões figurativas existentes em Portugal pela tipologia das representações que podemos classificar como expressões do fantástico. E é essa característica que torna o Figurado de Barcelos único e fortemente representativo da cultura portuguesa.