O Politécnico de Castelo Branco (IPCB), acolheu a reunião da Subcomissão para os Assuntos Académicos do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), que teve lugar nas instalações da Escola Superior Agrária.
A sessão de abertura contou com a presença do Presidente do IPCB, António Fernandes, e da Vice-presidente do CCISP e Presidente da Subcomissão, Ângela Lemos, que sublinharam a importância destes encontros para a articulação e reflexão conjunta sobre matérias estratégicas do ensino superior politécnico.
Estiveram presentes os representantes dos Institutos Politécnicos de Castelo Branco, Bragança, Beja, Cávado e do Ave, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Tomar, Viana do Castelo e Viseu. Estiveram igualmente representadas as Escolas Superiores de Enfermagem de Lisboa e do Porto, as escolas não integradas Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, bem como as escolas politécnicas integradas nas universidades de Aveiro, Algarve, Açores e Madeira, em formato presencial e remoto.
Os trabalhos iniciaram-se com a análise da atividade desenvolvida pela Subcomissão no último semestre, a partilha de informações relevantes, a definição da calendarização das reuniões para 2026 e a escolha da coordenação da Subcomissão para 2027.
Ao longo do dia foram debatidos diversos temas de relevância académica, entre os quais o Despacho de Vagas, as Bolsas de Habilitação Profissional para a Docência, bem como outros assuntos de interesse para o sistema de ensino superior.
A reunião constituiu um importante momento de partilha, reflexão e articulação institucional, reforçando a cooperação entre as instituições e contribuindo para o desenvolvimento e valorização do ensino superior politécnico a nível nacional.