Decorreu na manhã desta sexta-feira, 31 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a cerimónia de tomada de posse dos novos membros do Executivo e da Assembleia Municipal de Penamacor para o mandato 2025-2029.
Valéria Gonçalves Cruchinho, António Manuel Santo Pinto e Sandra Maria Gil Saraiva, todos do Partido Socialista (PS), foram eleitos respetivamente como Presidente da Assembleia Municipal e primeiro e segundo secretários.
Para o Executivo camarário tomaram posse José Miguel Ribeiro de Oliveira (PS) como Presidente da Câmara, e como vereadores Pedro Miguel Correia Vaz Silveiro (PS), Guida Maria Matos Esteves Leal (PS), Filipe André Leitão Ramos Batista (Nossa Terra) e Noémia Campos Crucho (Nossa Terra).
A nova Assembleia Municipal integra ainda, pelo PS, Álvaro Luís Gil Leitão, Luís Manuel Lourenço Tomé, António Rui da Costa Raposo, Mariana Esteves Leal e João Augusto Rosa Alves; pelo Movimento Nossa Terra, Rogério Manuel Silvestre da Cruz, Maria João Martins Nisa Rato, Rui Manuel Martins Leitão, Paula Alexandra Ramos Crucho e Edgar Filipe Santos Vaz; e pelo Partido Social Democrata (PSD), Pedro Miguel Naves Folgado.
Participaram também na sessão, por inerência de funções, os presidentes das freguesias do concelho: Paulo Jorge Landeiro da Silva (Aranhas), Sérgio José Martins Fernandes (Benquerença), André Jacinto Silva (Meimão), José Luís Madeiras Afonso (Meimoa), António Manuel Gaspar Salgueiro (Penamacor), Henrique Neves Luís (Salvador), Renato Robalo da Silva (Vale da Senhora da Póvoa), Manuel António Lopes Lourenço (União de Freguesias de Pedrógão de S. Pedro e Bemposta) — todos eleitos pelo PS — e José Aníbal Geraldes Lopes Birra (União de Freguesias de Aldeia do Bispo, Águas e Aldeia de João Pires), eleito pelo Movimento Nossa Terra.
Durante a cerimónia, Valéria Gonçalves Cruchinho afirmou assumir o cargo com “honra, responsabilidade e gratidão”, sublinhando que “cada ciclo autárquico é um novo capítulo na história do concelho, escrito pela vontade soberana dos cidadãos”. A autarca agradeceu aos membros cessantes da Assembleia e do Executivo, destacando o seu contributo para a vida democrática do concelho. “Orgulho-me de todo o trabalho desenvolvido. O vosso contributo merece o meu profundo reconhecimento”, afirmou.
A presidente da Assembleia deu ainda as boas-vindas aos novos eleitos, apelando a um mandato de diálogo e cooperação: “Que saibamos colocar o interesse de Penamacor acima de qualquer diferença e que o diálogo seja sempre o nosso instrumento de trabalho.”
Já o novo Presidente da Câmara Municipal, José Miguel Oliveira, disse assumir a confiança dos penamacorenses com “honra e total responsabilidade”. O autarca afirmou sentir “orgulho, humildade e enorme responsabilidade” por representar o concelho, o Partido Socialista e “os valores de solidariedade, humanismo, justiça e igualdade”.
José Miguel Oliveira homenageou ainda os autarcas anteriores, reconhecendo “a dedicação ao desenvolvimento de Penamacor”, e apelou à união de todos os eleitos. “É com espírito de união e responsabilidade que devemos encarar o futuro, colocando sempre os interesses do nosso território e da comunidade acima de qualquer diferença e dos egos individuais de cada um.”
A cerimónia contou ainda com atuações da Academia de Música e Dança do Fundão e da Escola Geração Musical, que abrilhantaram o momento solene.