Município de Idanha-a-Nova inaugura Centro de Interpretação das Trilobites de Penha Garcia
Por Jornal Fórum
Publicado em 29/10/2025 11:50
Sociedade

O Município de Idanha-a-Nova inaugurou, no dia 25 de outubro, o Centro de Interpretação das Trilobites de Penha Garcia, uma nova estrutura de valorização do Parque Icnológico de Penha Garcia, integrado no Geopark Naturtejo, geoparque mundial da UNESCO.

O novo centro pode ser visitado de terça-feira a domingo, entre as 9h30 e as 17h30, com entrada livre. Trata-se de um espaço de acolhimento e informação para turistas e visitantes, que permite conhecer em profundidade o património natural e geológico da região.

A exposição permanente do centro centra-se no período Paleozoico e nas espécies contemporâneas dessa época, com especial destaque para as trilobites fossilizadas, fósseis marinhos com mais de 450 milhões de anos, que constituem um tesouro geológico único. O projeto nasceu da necessidade de preservar os fósseis da aldeia e outros organismos da Era Paleozoica, bem como de interpretar o vasto conjunto de características geológicas do território.

Na cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, sublinhou a relevância do novo equipamento para a promoção turística e científica do concelho. “O Centro de Interpretação das Trilobites representa um reforço na diferenciação e competitividade da região”, afirmou o autarca, destacando “o património natural único e de valor reconhecido internacionalmente” que as trilobites simbolizam.

Armindo Jacinto acrescentou que esta infraestrutura será “uma âncora estratégica para a diferenciação e competitividade de Idanha-a-Nova”, contribuindo para atrair visitantes e dinamizar a economia local.

 

Gostou deste conteúdo?
Ver parcial
Sim
Não
Voltar

Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online