No próximo dia 10 de outubro, o bombeiro Leonel Felisberto, dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, parte numa corrida solitária de cerca de 170 quilómetros, ligando o quartel da corporação ao Santuário de Fátima.
A iniciativa tem um forte caráter simbólico e solidário. Por um lado, presta homenagem a um colega falecido em serviço no passado 17 de agosto, na sequência de um acidente rodoviário, e aos restantes bombeiros envolvidos no mesmo acidente, que continuam em recuperação.
Leonel Felisberto estima concluir o percurso entre 25 e 30 horas, o que significa que parte da corrida será feita durante a noite, reforçando o significado do gesto e o espírito de entrega que simboliza o trabalho dos bombeiros.
O desafio tem também um objetivo solidário, ao angariar fundos para a Associação Mary’s Meals Portugal, parte da rede internacional Mary’s Meals International, que fornece diariamente refeições a mais de três milhões de crianças em 16 países, promovendo o acesso à educação em contextos de pobreza extrema.
Por cada quilómetro percorrido, os restaurantes Taberna Laranjinha, Varanda da Estrela e Casa do Clube irão contribuir com 1 euro cada, revertendo o valor total para os programas alimentares da Mary’s Meals.
Segundo o próprio Leonel, “neste momento em que terminaram os incêndios florestais, não podemos esquecer quem deu tudo e deixou as famílias para proteger as populações, mesmo com o sacrifício da própria vida.”
A organização pretende que a iniciativa sensibilize a comunidade e inspire donativos para apoiar a missão da Mary’s Meals, divulgando o seu trabalho humanitário.
