A Biblioteca Municipal de Celorico da Beira recebeu, na tarde de quinta-feira, 25 de setembro, uma sessão de sensibilização sobre estimulação cognitiva dirigida à população sénior, no âmbito do projeto Ativar+Mente.
A iniciativa foi dinamizada pelo NeuroCEDE – Centro Especializado em Demências e Envelhecimento e contou com a realização de jogos de estimulação cognitiva com os participantes. O objetivo passou por sensibilizar os seniores para a importância da ligação entre atividade física e capacidade cognitiva, sublinhando que o movimento contribui para melhorar tanto a saúde física como a mental.
De acordo com os organizadores, o exercício físico pode reduzir ou desacelerar as perdas cognitivas associadas ao envelhecimento, promovendo um impacto positivo na qualidade de vida.
A sessão constituiu ainda uma oportunidade para consciencializar sobre a necessidade de estilos de vida ativos, fundamentais para o bem-estar social e equilíbrio emocional da população mais idosa. O encontro terminou com um lanche-convívio, que proporcionou momentos de lazer e partilha entre os participantes.