O Município da Covilhã expressou um agradecimento público a todos os operacionais e entidades que participaram no combate aos incêndios que lavraram no concelho nos últimos dias e que, nesta fase, permanecem no terreno para os trabalhos de consolidação e rescaldo.
Segundo a autarquia, tratou-se de “dias de trabalho intenso e sem descanso, num cenário muito complexo e difícil”, mas o fogo que teve início em Arganil e se estendeu à Covilhã entrou agora em fase de resolução.
A Câmara destacou o papel “essencial” das muitas equipas de bombeiros vindas de vários pontos do país, bem como das diferentes entidades de proteção civil, autoridades, juntas de freguesia, instituições, empresas e populares que se juntaram ao esforço no terreno ou prestaram apoio logístico.
Num agradecimento que considera “ímpar” pela demonstração de altruísmo, força, resiliência e coragem, o Município da Covilhã deixou ainda uma palavra de solidariedade às populações afetadas. Para dar resposta às necessidades, foram já criadas equipas multidisciplinares para apoiar no levantamento de prejuízos e prestar acompanhamento social e psicológico.
A autarquia recorda ainda a importância de todos manterem práticas seguras, responsáveis e vigilantes nesta fase. “Juntos, iremos reconstruir-nos”, conclui a nota.