A Polícia de Segurança Pública (PSP) da Guarda, em colaboração com a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), realizou esta semana, no centro da cidade, uma ação de sensibilização no âmbito da campanha “Taxa Zero ao Volante”, inserida no Plano Nacional de Fiscalização 2025.
A iniciativa, que decorre entre 19 e 25 de agosto, conta ainda com o envolvimento da GNR e visa alertar os condutores para os riscos associados à condução sob o efeito do álcool. Entre os perigos destacados estão alterações cognitivas, diminuição da capacidade de reação a imprevistos, descoordenação motora e redução do campo visual, conhecida como visão em túnel.
O Presidente da ANSR marcou presença na cidade da Guarda, acompanhando o lançamento da campanha, que reforça a mensagem de que conduzir com álcool no sangue aumenta significativamente o risco de acidentes graves ou mortais. Por exemplo, com uma taxa de álcool de 0,5 g/l, o risco de envolvimento em acidentes graves duplica.
As autoridades apelam à população: “Respira vida, sopra zero”, sublinhando que a condução sob influência do álcool representa um perigo para todos.