A companhia ASTA está em digressão internacional e vai apresentar espetáculos na Colômbia, Brasil, Cabo Verde, Marrocos, Bélgica e Espanha até ao final de 2025, reforçando o seu estatuto como uma estrutura de teatro de relevo, com projeção global.
A digressão mundial da ASTA arranca já a 24 de julho em Medellín, na Colômbia, onde será apresentado Spectrum – Uma Experiência Sensorial, premiado espetáculo multimédia de Rui Pires. A companhia promove ainda workshops para estudantes e professores da área artística e científica. Em agosto, Paradjanov – A Celebração da Vida, espetáculo unipessoal protagonizado por Sérgio Novo, sobe ao palco no Brasil, sendo depois apresentado também em Cabo Verde, no mês de outubro.
Em novembro, a digressão passa por Marrocos, com Ficções do Interlúdio em cena em Tânger. O projeto Green Ethics, será apresentado em Bruxelas, Bélgica, e o espetáculo Ad Murmuratio encerra a digressão em San Sebastián, Espanha.
Com estas apresentações, a ASTA soma 22 países visitados, em quatro continentes. Criada em 2000 na Covilhã, a estrutura celebra em 2025 os seus 25 anos.