Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Serrano Voltar

O Serrano, qual “Covilhanense de gema”, reconhecido e bem-sucedido comerciante, além de Escritor, com várias Obras já publicadas, é um AMIGO de longa data.

Repleto de magia, porque, desfrutando das suas horas vagas, opta e optava por preencher as mesmas, em lares de idosos, onde cantava, brincava, desfrutava, dançava, dizia poesia e alegrava as horas de ócio, de homens e mulheres, carentes de animação, ou seja, proporcionando-lhes um pouco de magia.

O Serrano, foi um lutador antifascista. Preso, algemado, maltratado e torturado nas masmorras da PIDE, contribuiu com a sua luta, pela libertação e democratização do país, iniciada na madrugada gloriosa do 25 de Abril. Os seus testemunhos, estão bem expressos nos vários livros que já lançou e onde se narra a heroicidade, resiliência e abnegação, por ideais que sonhou e de certa forma e minimamente concretizou.

Agarro-me então à poesia e deixo este meu pranto em meu poema, face a uma terrível doença que lhe “bateu à porta” e que tantas vítimas tem dizimado, ceifado, torturado e amedrontado:

 

Oh vida de batalhas invisíveis

Com laivos de bravura e esperança

Onde se erguem indescritíveis muralhas

Que te dão determinação e confiança

 

Então, segue em frente, nunca desistas

Com força, coragem e superação

Todos queremos que lutes e persistas

A vida, está na palma da tua mão

 

Grita, em casa, no campo ou na rua

 à tua porta ou à janela, tanto faz!

Grita - Grita que a luta continua

Vai em frente e tem fé que vencerás!

 

O Serrano, enfrenta agora a sua mais heroica e terrível luta - Resistir a um "famigerado bicho”. Num mundo onde a sombra desta “besta” cresce implacavelmente, surgem corações valentes que enfrentam esta batalha. São guerreiros impulsionados pela força interior e determinação para superar todos os obstáculos.

A coragem, é a sua armadura e a esperança o seu escudo. Cada dia é um novo dia, onde o Sol nasce mais uma vez e brilha como brilhava ontem.

Com um sorriso abrangente, encontrei-o há dias numa rua da Cidade. Dei-lhe o meu solidário abraço e quero estar com ele em muitas mais sessões de poesia, onde o poema se diz, maravilhosamente, como ele tanto o sabe dizer...Repleto de magia.

- 19 out, 2023