Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Festival de Ciência U*Night alcançou mais de 1.300 pessoas Voltar

O Festival de Ciência U*NIGHT foi o maior evento de sempre organizado pela Universidade da Beira Interior (UBI) no contexto da Noite Europeia dos Investigadores (NEI). Os múltiplos eventos realizados em diversos espaços das cidades da Covilhã, Fundão, Guarda e Castelo Branco, na semana de 25 a 29 de setembro, contaram com um total de 1.326 pessoas abrangidas.

A sessão de inauguração do Festival e a apresentação das atividades de celebração da NEI tiveram lugar a 25 de setembro, no cais da Estação Ferroviária da Covilhã, na abertura da exposição “Artes no Cais”, onde estiveram patentes trabalhos de alunos dos ciclos de estudos em Arquitetura, Cinema, Design Industrial, Design de Moda e Design Multimédia. Durante toda a semana, as atividades que decorreram neste espaço receberam 499 visitantes, incluindo alunos das escolas do município, estudantes da UBI, professores, investigadores e comunidade externa à UBI.

Este ano, a equipa UNIGHT levou a ciência aos comboios regionais, com conversas sobre sustentabilidade, dinamizadas por investigadoras da UBI. A atividade “Ciência a Bordo” partiu da Covilhã rumo à Guarda e a Castelo Branco, nos dias 26 e 28 de setembro. Em ambas as viagens, a equipa da Move-Beiras e do Museu Nacional Ferroviário marcaram presença com dinamização de conversas sobre a história dos comboios e a importância das linhas ferroviárias. Esta atividade envolveu 196 alunos de diversas escolas do município.

A “Mostra de Ciência e Tecnologia” esteve aberta ao público entre 26 e 29 de setembro, com atividades interativas em colaboração com os cursos de Engenharia Eletromecânica, Engenharia Informática e Ciências do Desporto, explorando temas como a robótica móvel, a realidade virtual, o desporto e o bem-estar. Entre visitas de escolas do município e cidadãos comuns que visitaram o espaço, contabilizaram-se 528 participantes.

A “Maratona da Investigação” decorreu no NATA Lisboa-Covilhã a 29 de setembro, dia oficial da NEI. O evento consistiu num conjunto de conversas informais sobre temas científicos diversos e de interesse para o público em geral. A plateia do evento reuniu alunos e professores da UBI e cidadãos de diversas idades, num total de 103 pessoas.

O Festival de Ciência U*NIGHT decorreu no âmbito do projeto com o mesmo nome The UNITA Researchers’ Night, o qual é financiado pela União Europeia no âmbito da aliança UNITA e que visa organizar eventos públicos à escala europeia. Em 2023, 38 investigadores da UBI foram responsáveis pela implementação de diversas atividades com o objetivo de comunicar ciência, demonstrando o seu impacto na vida quotidiana dos cidadãos, desfazendo mitos e focando temas importantes da atualidade, como a inclusão e a sustentabilidade, as alterações climáticas, a cidadania europeia, o mundo digital e novas tecnologias, a saúde e a doença, entre outros.

“A NEI movimenta 26 países, cerca de 400 cidades e mais de 1,5 milhões de pessoas por toda a Europa. Globalmente, o U*NIGHT tem permitido desenvolver a estratégia de comunicação e divulgação de ciência da UBI, sendo de todo o interesse continuar a dinamizar a celebração da NEI, colocando a UBI e a região no mapa das cidades e instituições europeias que organizam atividades neste âmbito”, destaca Sílvia Socorro, Vice-reitora da UBI para a área da Investigação.

Com atividades deste tipo, pretende-se essencialmente aproximar a investigação e os investigadores do público em geral, promover a investigação de excelência, aumentar o interesse dos jovens pela investigação e mostrar o impacto da ciência na vida das pessoas.

“Para os investigadores da UBI envolvidos na conceção e implementação destas ações, a participação tem ainda uma vantagem acrescida, de ser um momento refletivo da sua atividade de investigação, de colocar o saber e resultados alcançados em perspetiva com os interesses do cidadão comum, e de treino e desenvolvimento das suas capacidades comunicacionais, especialmente para públicos leigos”, conclui Sílvia Socorro.

- 19 out, 2023