Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Fundão prepara criação da Casa Amália Rodrigues Voltar

A Câmara Municipal do Fundão está a trabalhar na criação, em 2024, da Casa Amália Rodrigues, para expor peças relacionadas com a vida e obra da fadista, mas também explorar a sua relação com o concelho.

Segundo Alcina Cerdeira, vereadora com o pelouro da Cultura na autarquia fundanense, numa primeira fase vai ser desenvolvido o contexto expositivo, em grande parte assente no acervo recentemente doado ao município pela assistente de Amália durante cerca de 30 anos, Estrela Carvas.

Numa fase posterior, a intenção é alargar o espaço, com mais valências, nomeadamente a criação de um Centro de Documentação e Recursos dedicado não apenas a Amália, mas ao fado no geral, ao cancioneiro tradicional da Beira Baixa, que deu inspiração a muitos fadistas.

“A relação dela com o Fundão é um aspeto que não está refletido em nenhum espaço e que queremos explorar” sublinhou Alcina Cerdeira à Agência Lusa, destacando ainda as origens de toda a família de Amália ao Fundão, cidade “com que nunca perdeu contacto”.

O município está a “trabalhar no arrendamento do espaço”, que atendendo ao seu “contexto e raízes”, e por assumir para Amália “uma relevância afetiva”, onde o pai da fadista trabalhava e familiares tinham um estabelecimento comercial e residiam, foi decidido ser instalado na Rua da Cale, emblemática artéria da cidade.

A vereadora não apontou prazos, mas adiantou que gostava de poder abrir a parte expositiva do espaço em julho de 2024, por altura da realização do Concurso de Fado Amália Rodrigues e do aniversário da fadista, que dizia ter nascido no “tempo das cerejas”.

Segundo Alcina Cerdeira, o acervo doado por Estrela Carvas é vasto e diversificado, com “coisas muito pessoais”, como poemas nunca editados, e muito material que tem agora de ser tratado por uma equipa especializada, para fazer o levantamento.

A vereadora acrescentou que o município já recebeu a manifestação de intenção de outras pessoas que tiveram contacto com a fadista em ceder objetos para a Casa Amália Rodrigues.

Posteriormente, além do Centro de Documentação e Recursos, um espaço de consulta, investigação e de partilha, outro dos objetivos passa por fazer da Casa Amália Rodrigues um local que promova várias iniciativas, em colaboração com outras entidades, como a Fundação Amália Rodrigues.

- 12 set, 2023