Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Torneio de Basquetebol em Cadeira de Rodas apresentado na Covilhã Voltar

Foi no passado dia que a Associação Portuguesa de Deficientes (APD) do distrito de Castelo Branco apresentou o 3º Torneio de Basquetebol em Cadeira de Rodas, que desta vez se tornará internacional. Este evento está agendado para os próximos dias 9 e 10 setembro, no Pavilhão Nº1 da Universidade da Beira Interior.

As equipas presentes vão ser a Seleção Nacional, a equipa da APD de Leiria, Ferrol (Espanha) e a Seleção do Pará (Brasil). Relativamente ao calendário, o torneio começa no sábado com os jogos Portugal – APD Leiria (15h) e Ferrol – Pará (16:45h). No domingo, os encontros realizam-se às 8:45h (3º e 4º lugar) e a final será às 10:30h.

Raul Pereira, presidente da delegação albicastrense da APD, atira que “este evento já faz parte do calendário nacional da Federação Portuguesa de Basquetebol, em Desporto Adaptado, engrandece a cidade, a região, as entidades envolvidas e vai exceder as expectativas, pois vão estar presentes grandes equipas, com destaque, para a Seleção Nacional, que vem estagiar para a Covilhã”.

“Não foi fácil, mas a qualidade das equipas, merece que organizemos o evento, até porque, no Interior do país, também se fazem coisas boas e de qualidade, neste caso, a nível desportivo. Queremos ser uma referência no desporto adaptado”, complementou.

Já o vereador com o pelouro do Desporto da Covilhã, José Miguel Oliveira, começou por enaltecer todo o trabalho feito pela APD Castelo Branco: “É possível realizar a competição para a nossa região e em particular, para a cidade da Covilhã. Este ano, estamos na coorganização do evento, aumentamos a fasquia, queremos mais e melhor”.

O vereador destaca também a “muita qualidade” das equipas presentes e deixa ainda o convite para “as empresas, empresários, entidades e parceiros privados” com o objetivo de “a curto prazo” poderem “ajudar e apoiar este tipo de eventos”.

Adiantou ainda que uma parte do apoio da autarquia para este torneio passa pela aquisição de oito cadeiras de rodas, “para que a APD Castelo Branco possa em breve começar a treinar e a jogar nos nossos pavilhões, tendo em vista a criação de uma seleção distrital de basquetebol em cadeira de rodas e porque não, poder participar no torneio de 2024”. Esta compra teve um valor de cerca de 9 mil euros.

Assim como o município, também a União de Freguesias da Covilhã e Canhoso, na pessoa de Abel Cardoso, reafirmam apoio a este evento: “temos apoiado incondicionalmente desde a primeira edição este evento organizado e bem pela APD Castelo Branco e assim, vamos continuar, caso sejamos solicitados para isso mesmo”.

“Vamos, como tem sido hábito, oferecer a todos os participantes, prémios de presença. Está garantida a qualidade e esperamos que seja um grande torneio”, completou.

Também presente na conferência esteve João Paulo Repolho, presidente da Associação de Basquetebol de Castelo Branco, que confirmou que “a exemplo do que já fizeram com a Associação de Andebol de Castelo Branco, vamos também em breve fazer a filiação na AB Castelo Branco da APD Castelo Branco, pois é importante para o distrito, ter alguém connosco, no desenvolvimento do desporto adaptado”.

O orçamento para este evento não foi especificado, mas José Miguel Oliveira adiantou que seria de cerca de 15 mil euros, no total. O Torneio de Basquetebol em Cadeira de Rodas tem o apoio do município e união de freguesias, mas também da Associação de Basquetebol de Castelo Branco, Universidade da Beira Interior e respetivos Serviços de Ação Social.

- 05 set, 2023