Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Editorial: A mudança serve para crescer Voltar

«Apresentamos uma nova «cara» porque não podíamos estagnar, ficar no limbo, não podíamos correr o risco do comodismo atroz que apenas serve para estagnar os projetos futuros»

 

«O progresso é impossível sem mudança; e aqueles que não conseguem mudar as suas mentes não conseguem mudar nada». É com esta frase de George Bernard Shaw que inicio o primeiro editorial de 2021. Dedico este texto aos meus Colegas e aos Leitores que são muito da alma desta «casa». Este novo ano inicia com mudanças de fundo, em época de crise, onde a pandemia ainda continua a assolar as nossas vidas, penso que é premente haver mudanças, sangue novo e novas etapas a traçar. Esta semana apresentamos o novo layout do nosso Jornal. Moderno, dinâmico e sempre com espírito de mudança, mas também empreendedorismo. Apresentamos uma nova «cara» porque não podíamos estagnar, ficar no limbo. Não podíamos correr o risco do comodismo atroz que apenas serve para paralisar os projetos futuros. Hoje em dia temos que ser ousados, arriscar (no bom sentido) e pensar que só quem não faz, quem não muda e quem não empreende é que não é criticado. Fizemos mudanças porque pensamos que os nossos Leitores mereciam mais e melhor, é para eles que trabalhamos o ano todo, e não lhe podemos dar estagnação e «águas paradas», pelo contrário, temos de ir ao encontro do modernismo, aliado à seriedade de informação e ao espírito de equipa para fazermos sempre mais e melhor.

O Jornalismo, nomeadamente o regional tem que entrar obrigatoriamente num novo paradigma, que seja tudo menos o amorfismo e a inatividade. Não chega dar notícias de press release, é necessário ir aos factos, à investigação, dar a conhecer o que de bom se faz nas nossas regiões e estar ao lado das comunidades, das associações e das Pessoas. Vamos continuar a fazê-lo com confiança renovada, em ano de décimo aniversário, em ano de comemorar uma década de informação na região.

Termino este editorial como comecei, a mudança é necessária, por vezes é quase obrigatória, não podemos fazer o que nos querem impor, mas sim o que entendemos ser correto. Na minha opinião existem na vida dois valores que nunca podermos descartar: o comprometimento com os outros e a honestidade, e nós por cá continuamos esse caminho. O do comprometimento e da honestidade com todos e para todos, só assim poderemos continuar a crescer no futuro, encarando a nossa missão com responsabilidade e respeito pelos nossos Leitores.

Bom Ano de 2021!

- 05 jan, 2021
- Vitor Aleixo