Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Primeiro caso de coronavírus confirmado na Guarda Voltar

O Laboratório de Patologia Clínica da ULS da Guarda acaba de confirmar o primeiro caso positivo de doente infectado com COVID -19. Trata-se de um homem com idade entre os 40 e os 50 anos, residente em Viseu que regressou recentemente do estrangeiro. Esteve em Itália, França e Espanha.

O doente encontra-se internado no Serviço de Pneumologia do Hospital Sousa Martins.   

Desde o passado dia 2 de março de 2020, altura em o Hospital Sousa Martins foi indicado como Hospital de “Segunda Linha” foram feitos 43 testes.

Nas últimas 24 horas foram feitos 8, destes 7 deram negativo e confirma-se agora o primeiro caso positivo. 

Recorde-se que o Hospital Sousa Martins foi indicado como Hospital de referência atendendo às condições adequadas de instalações, equipamentos existentes no denominado Pavilhão Novo, à capacitação do seu Laboratório de Patologia Clínica e ao reconhecimento da competência técnica e profissionalismo dos seus recursos humanos.

Uma equipa multidisciplinar dedicada a esta situação e coordenada pelo Senhor Diretor do Serviço de Pneumologia não se tem poupado a esforços para dar a melhor resposta nesta obrigação nacional. 

A ULS da Guarda reitera a todos os seus utentes que continuem a cumprir as boas práticas de higiene pessoal e dos espaços físicos e que, em caso de necessidade, antes de recorrerem a uma Unidade de Saúde se informem junto da SNS 24 através do 808 24 24 24 ou atendimento@sns24.gov.pt

- 15 mar, 2020