Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Autarquia da Covilhã com rede logística de retaguarda Voltar

MEDIDAS. Município da Covilhã desenvolveu ainda, em conjunto com unidades hoteleiras e operadores de alojamento local, uma Bolsa de Alojamento destinada a profissionais de saúde

 

A Câmara Municipal da Covilhã está a levar a cabo um vasto conjunto de medidas destinadas a assegurar uma logística de retaguarda, essencial no contexto atual de combate à pandemia por covid-19. A autarquia coordena o trabalho e os esforços conjuntos  da Divisão de Ação Social e Saúde, da Proteção Civil da Covilhã, das Juntas de Freguesia, das autoridades locais de saúde e das IPSS do Concelho, contando ainda com o imprescindível apoio de Unidades Hoteleiras (Hotel Meliá D. Maria, Hotel Pura Lã, Hotel Santa Eufémia, , Hotel Solneve, Paço 100 Pressa e Sport Hotel), Casas Paroquiais e Seminário do Verbo Divino, entre outras entidades públicas e privadas. 

A logística de retaguarda já implementada foca-se na eventual necessidade de isolamento de utentes e colaboradores de IPSS, bem como de profissionais de Saúde, Segurança e Socorro. Para tal, foram organizados espaços adaptados para receberem camas, colchões e roupas, nomeadamente nos pavilhões gimnodesportivos de Vila do Carvalho e do Unidos Futebol Clube do Tortosendo, mas também em alguns espaços de menor dimensão em cada freguesia, que servirão de acolhimento alternativo a cada uma das IPSS locais. No total, estarão disponíveis no concelho da Covilhã cerca de 250 camas para serem utilizadas no imediato, caso a evolução da situação pandémica assim o exija. 

O município da Covilhã desenvolveu ainda, em conjunto com unidades hoteleiras e operadores de alojamento local, uma Bolsa de Alojamento destinada a profissionais de saúde, uma vez que, dada a sua exposição, correm mais riscos de contágio. É no sentido de conferir mais segurança e tranquilidade a estes profissionais e às suas famílias que surge esta Bolsa de Alojamento.

Os pedidos de apoio devem ser dirigidos ao Gabinete de Apoio ao Presidente, através dos números 275 330 600 ou 275 330 634, sendo apenas necessário facultar a identificação do profissional, um contacto, e indicar o período de estadia desejado. Em função da disponibilidade das unidades hoteleiras ou dos operadores de alojamento local, o requerente será contactado com a informação do local onde ficará instalado.

Vítor Pereira, Presidente da Câmara Municipal, destaca “a solidariedade e o empenho de todas as entidades que possibilitaram a constituição desta importante rede logística de retaguarda. Todos juntos, estamos mais preparados para responder às necessidades que forem surgindo. Estas e outras medidas que estamos a implementar, em diversas áreas, permitem-nos encarar com mais confiança a difícil luta global contra a propagação do coronavírus”.

- 08 abr, 2020
- Vitor Aleixo