Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Município de Gouveia recolhe lixo contaminado porta-a-porta Voltar

SAÚDE. Para que os lixos sejam recolhidos porta-a-porta, os suspeitos ou infetados por Covid-19 devem contactar a Linha de Recolha «Porta a Porta Para Lixo Contaminado», do município de Gouveia

O município de Gouveia e a Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão criaram um serviço de recolha porta-a-porta de lixo contaminado pela covid-19.

Segundo a autarquia de Gouveia avançou na segunda-feira, a medida é justificada pela necessidade de “controlar os fatores de risco associados à gestão de resíduos sólidos urbanos, produzidos em período de tratamento de doentes ou quarentena de suspeitos de infeção por coronavírus (covid-19) no domicílio”.

Para que os lixos sejam recolhidos porta-a-porta, os suspeitos ou infetados por covid-19 devem contactar a «Linha de Recolha Porta a Porta Para Lixo Contaminado», do município de Gouveia, através do telefone 238 490 210 ou do telemóvel 969 374 134.

Os utilizadores do serviço devem seguir várias instruções para que a entrega e a recolha dos resíduos sólidos urbanos contaminados seja feita da forma correta.

Os munícipes devem colocar os resíduos em saco de resíduos resistente e descartável, com enchimento até dois terços da sua capacidade, e devem colocar os sacos no interior de um segundo saco de cor branca (fornecido pela Planalto Beirão) e fechá-lo.

Também devem “encaminhar os resíduos sem qualquer tipo de separação, uma vez que não existe, neste tipo de casos, lugar à reciclagem”, refere o comunicado da autarquia.

A Câmara Municipal de Gouveia esclarece ainda que a recolha porta-a-porta será efetuada três vezes por semana (segunda, quarta e sexta-feira, sempre no período da tarde) e os sacos do lixo, devidamente fechados, devem aguardar a recolha no exterior do domicílio.

O serviço de recolha irá comunicar previamente a hora de recolha, via telefone, segundo a fonte.

 

- 08 abr, 2020
- Ricardo Tavares