Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Balcão Único Digital da Covilhã já disponível no site da Câmara Voltar

Na passada quinta-feira, dia 12, o Câmara Municipal da Covilhã lançou o Balcão Único Digital, uma plataforma online projetada para “modernizar procedimentos” e “simplificar acessos” aos serviços municipais.

A apresentação decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, e de Marcos Lopes, representante da Medidata, empresa de informática encarregada da criação desta plataforma digital.

É uma ferramenta que “garante, não só o aumento da qualidade de vida dos cidadãos, como também a agilização e modernização do município, disponibilizando uma solução com um conjunto alargado de funcionalidades que potenciam a desburocratização”, segundo Vítor Pereira.

O serviço, que já se encontra online no sítio digital da autarquia covilhanense, permite aos utilizadores consultar faturas, requerimentos, licenças e despachos. Além disso, oferece funcionalidades como preenchimento de formulários, organização e anexação de documentos, pagamentos via MBWay, a opção de guardar rascunhos e verificar o estado dos documentos submetidos.

O presidente do município sublinhou que se trata de uma vontade de “aproximar os munícipes dos serviços autárquicos, modernizando procedimentos, simplificando acessos e melhorando o serviço público”.

“Na prática, estamos a falar de uma ferramenta que serve exatamente para reduzir deslocações desnecessárias à Câmara Municipal e facilitar o acompanhamento nas várias fases do processo, para que seja tudo mais célere e controlado”, acrescentou.

Vítor Pereira destacou ainda que "este avanço representa mais um passo rumo à digitalização dos processos e à redução do consumo de papel".

Marcos Lopes, da Medidata, enfatizou que esta funcionalidade "complementa os serviços já disponibilizados pelo município, sem substituir o atendimento presencial no Balcão Único".

Explicou também que, tanto pessoas singulares, como empresas, podem registar-se, sendo possível fazer o registo manual, sujeito a avaliação pelos serviços, ou de forma automática através da Autenticação Gov (usando o Cartão de Cidadão ou a Chave Móvel Digital).

De acordo com o responsável, o portal é adaptável a telemóveis, tablets e computadores.

- 19 out, 2023