Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

PS do Fundão propõe atribuição de mil euros para a fixação de médicos no concelho Voltar

Na última reunião do executivo, 25 de Agosto, a maioria do executivo apresentou uma proposta de regulamento que contempla um conjunto de incentivos tendo em vista a fixação de profissionais de Serviços Públicos essenciais - Saúde, Educação e Segurança.

Em nota de imprensa, os vereadores do PS manifestaram o seu ceticismo em relação ao resultado da concessão aos médicos que se fixem no concelho de um valor pecuniário de até 1000 euros/mês.

De acordo com Sérgio Mendes, “é difícil compreender a aposta numa solução já praticada em mais de uma dezena de concelhos, cujo o resultado final tem sido nulo.” A título de exemplo refira-se que 25% da população de Mafra se encontra sem médico de família, apesar de a autarquia local estar a conceder, desde 2016, os mesmos incentivos que os agora propostos pelo município do Fundão.

Os vereadores socialistas defendem que, mais importante do que apresentar medidas paliativas em resposta a problemas há muito previstos, importa definir uma estratégia a médio/longo prazo. É neste contexto que se insere a proposta apresentada por Sérgio Mendes, em abril do corrente ano, que contempla a atribuição de bolsas de estudos a estudantes de medicina no valor de 500 euros mensais com a garantia de que os beneficiários se candidatem às vagas disponíveis na região. A mesma baseia-se no Regulamento para Atribuição Excecional de Bolsas de Estudo a Estudantes de Medicina, criado pelo município de Oleiros em 2015 e cujos resultados são extraordinários.

Este concelho, que faz fronteira com a zona do Pinhal do Fundão, garantiu resposta médica para as próximas décadas e não apresenta listas de espera para consultas de medicina nuclear.

- 12 out, 2023