Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Universidade da Beira Interior entre as melhores do mundo Voltar

A Universidade da Beira Interior (UBI) foi classificada como a quinta melhor instituição de ensino superior, entre as 15 incluídas no ranking mundial de universidades do Times Higher Education (THE). A edição deste ano colocou a UBI ao lado das academias de Coimbra, Lisboa e Porto.

Em termos mundiais, a lista tem 1 904 instituições de Ensino Superior e a UBI está situada no patamar de 601-800.

O World University Ranking (WUR) referente a 2024 considera 18 indicadores de desempenho, das cinco grandes missões das Universidades: Ensino, Ambiente de Investigação, Qualidade da Investigação, Internacional e ligação à Indústria.

A UBI consegue a melhor performance na qualidade da investigação, estando colocada na posição 667 em termos mundiais. Este assinalável registo também se verifica quando analisado o plano nacional: a UBI é a 3ª melhor, logo após as universidades do Porto e Lisboa.

Outros elementos relevantes da avaliação feita pelos peritos internacionais dos THE apontam para a quarta melhor posição em Portugal no rácio Homens e Mulheres no indicador Estudantes Internacionais.

O WUR-THE aponta habitualmente a UBI como uma das instituições relevantes a nível internacional. Este ano, a tabela baseia-se na nova metodologia WUR 3.0, que inclui 18 indicadores de desempenho cuidadosamente calibrados que medem o desempenho das instituições.

Para 2024 foram analisados mais de 134 milhões de citações em 16,5 milhões de publicações de investigação e respostas a inquéritos de 68.402 académicos em todo o mundo. Foram coletados 411.789 pontos de dados de mais de 2.673 instituições que enviaram elementos para o THE.

- 12 out, 2023