Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Fundão: Creches na cidade batem recordes, mas… creche de Silvares em risco de encerramento Voltar

Embora o saldo migratório natural ainda permaneça negativo, o Fundão viu, pela primeira vez, um aumento no número de turmas e alunos nas escolas do concelho. Foi o que afirmou Rogério Hilário, deputado do PSD, durante a última sessão da Assembleia Municipal.

O deputado confirma que esta é a prova que “as políticas de imigração e de atração de outros cidadãos para o concelho” estão a ser implementadas com sucesso, já que estes números não se devem “aos nativos”.

“Há aqui uma esperança para estes territórios. E quem criticava este modelo, tem a prova agora que é um modelo que vai ser e está a ser replicado por outros municípios que vieram fazer o levantamento das boas práticas que se fazem no concelho do Fundão”, completou.

Num contraste a esses dados, a creche em Silvares, sob gestão da Associação de Solidariedade Social da Freguesia de Silvares, enfrenta o risco de encerramento, como alertou Cláudia Pereira, presidente da junta daquela freguesia. Se de fato encerrar, a Creche de Santa Ana na zona do Pinhal será a única opção remanescente.

A autarca expressou pesar pela situação e destacou que têm sido os recursos da própria junta que têm mantido essa estrutura em funcionamento. Sem este tipo de serviços, disse, “será difícil a manutenção ou fixação de pessoas nestes territórios”.

Paulo Fernandes, presidente da autarquia, ao tomar conhecimento da situação, mencionou que a Câmara Municipal fornece um subsídio adicional de aproximadamente 1000 euros por mês para garantir o funcionamento da creche. O número de crianças, que era de 17, reduziu para nove este ano, e “a expectativa é no próximo ano andar nesta ordem de grandeza”, afirmou, deixando claro que o executivo irá manter o apoio.

O presidente da Câmara registou, porém, que as creches da cidade do Fundão estão a bater recordes dos anos 90, no que às inscrições diz respeito, consequência de um concelho “tão diverso” como o do Fundão.

- 12 out, 2023