Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Programa Regional do Centro disponibiliza 25 milhões de euros para impulsionar investimentos em Redes Urbanas Voltar

Foi lançado um concurso no âmbito do Programa Regional do Centro - Centro 2030, destinado a apoiar estratégias de Investimentos Territoriais Integrados com enfoque em Redes Urbanas, disponibilizando um total de 25 milhões de euros em fundos europeus.

As estratégias devem abordar questões de política partilhadas pelos centros urbanos envolvidos, com foco na formação de "Redes de Cidades Inovadoras e Competitivas" e "Redes de Cidades Sustentáveis", conforme indicado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Isabel Damasceno, presidente da CCDRC, afirma que “a abertura deste concurso representa um forte desafio para a região Centro”.

“Está em causa a aplicação de políticas públicas de vanguarda, próximas das novas agendas europeias, que tem destacado a necessidade de garantir um progresso mais rápido rumo à descarbonização e de aproveitar ao máximo a transformação digital como motor do crescimento”, acrescenta.

O comunicado confirma que no que toca às “Redes de Cidades Inovadoras e Competitivas” vão ser apoiadas todas as iniciativas que “promovam a inovação e competitividade urbana, através de ecossistemas de inovação e criação cultural, da valorização do património cultural e natural, da atração de empresas intensivas em conhecimento e novos residentes e na qualificação e densificação da oferta turística”.

Já no domínio das “Redes de Cidades Sustentáveis”, as iniciativas que vão ser apoiadas são as que “promovam a sustentabilidade urbana, através de ambientes urbanos sustentáveis e climaticamente resilientes, da descarbonização das cidades e mobilidade, da economia circular e gestão inteligente de resíduos, da eficiência energética e hídrica e serviços ecossistémicos”.

O concurso está aberto até ao dia 30 de novembro e podem participar na rede outras entidades com interesse na estratégia, incluindo outras autarquias locais e suas associações, serviços da administração central, outras entidades públicas, associações empresariais, instituições do ensino superior, Centros de I&D, Organizações Não Governamentais ou outras entidades sem fins lucrativos.

- 12 out, 2023