Diretor: Vitor Aleixo
Ano: XI
Nº: 587

Direção da AENEBEIRA demitiu-se Voltar

A direção da AENEBEIRA – Associação Empresarial do Nordeste da Beira, presidida por Tomás Martins, demitiu-se em bloco devido ao avolumar de dívidas da instituição sediada em Trancoso.

No início do ano, Tomás Martins confirmou que a associação está a passar um mau bocado, mas que era “cíclico” a cada transição do quadro comunitário de apoio, sendo que desta vez está a ser “excessivamente longa”. “É um constrangimento normal – que, de normal, não tem nada – e não era desejável. Por exemplo, nós fechamos o ano de 2022 com cerca de 172 mil euros pagos e submetidos a reembolsos e reembolso intermédio, e estamos a aguardar respostas”, justificava o dirigente empresarial. Tomás Martins refere que os atrasos nestes programas comunitários causam “grandes constrangimentos” às associações porque são a “principal fonte de financiamento” para pagar salários e despesas de funcionamento.

Na altura, o presidente da AENEBEIRA alertava que a resposta dos serviços na análise de reembolsos e na abertura de candidaturas era “absolutamente insustentável e, portanto, isto é um problema de tesouraria que não é fácil gerir”, mesmo numa organização que será a única associação empresarial da CIM Beiras e Serra da Estrela com estatuto de utilidade pública, sendo também uma entidade sem fins lucrativos.

- 04 out, 2023